Rússia prestes a concretizar a entrada na OMC

Rússia prestes a concretizar a entrada na OMC

Neste verão europeu, a Rússia se tornará membro plenipotenciário da Organização Mundial de Comércio (OMC). A Duma de Estado, Câmara Baixa do Parlamento russo, está prestes a ratificar o acordo para o ingresso do país no organismo, conforme informou o Presidente da casa, Sergei Narichkin.

A Rússia vinha postulando a admissão na Organização Mundial do Comércio desde 1993 e, em dezembro de 2011, o diretor geral da OMC, Pascal Lamy anunciou que as pretensões russas estavam aceitas. Ele apresentou então ao país a relação de documentos necessários para consolidar o ingresso.

Entre os documentos, está a exigência da provação formal pelo parlamento russo. Desde que a Rússia foi anunciada como país membro da OMC, em 16 de dezembro de 2011, começou a correr um prazo de 220 dias para que a Rússia providencie a entrega desta documentação.

Serguei Narichkin revelou que resta um mês para a ratificação do acordo, pois a sessão legislativa da Duma de Estado terminará no dia 6 de julho. A partir desta ratificação, o documento seguirá para assinatura do Presidente Vladimir Putin e, então, será entregue à Organização Mundial do Comércio. 

Na opinião dos analistas econômicos, a filiação da Rússia à Organização Mundial de Comércio terá como resultado o melhoramento do clima de investimentos a longo prazo e o acesso a novas tecnologias. Outra certeza dos especialistas é a de que o ingresso tornará possível o acesso livre de mercadorias e serviços russos aos mercados externos e dos produtos de outros países à Rússia.

Os consumidores russos irão ganhar muito graças à diminuição dos preços e sortimento maior de mercadorias e de serviços acessíveis. Ficarão mais baratos os preços dos aparelhos eletrônicos, móveis, brinquedos, perfumes e cosméticos, além de produtos alimentícios. Com maior concorrência, haverá um novo impulso na modernização da economia russa. Os analistas também acreditam que, no plano estratégico, o ingresso da Rússia na Organização Mundial de Comércio poderá exercer influência positiva sobre a economia mundial, que atravessa um período muito conturbado. 

Fonte: Diário da Russia

Imagem: © Colagem: Voz da Rússia