Em Campinas, ação conjunta da Receita e da Polícia Federal resulta em 4 presos

Em Campinas, ação conjunta da Receita e da Polícia Federal resulta em 4 presos

No dia 26 de dezembro, a Polícia Federal de Viracopos prendeu em flagrante dois despachantes aduaneiros, um funcionário do aeroporto e um comerciante pela prática dos crimes de descaminho – importação sem o pagamento dos tributos devidos – e associação criminosa.

Desde meados de novembro, a Receita Federal monitorava três cargas, vindas de Miami, em processo de importação por uma empresa com sede no Rio de Janeiro. Os fiscais suspeitavam de importação irregular, com subfaturamento e falsa declaração de conteúdo. Em 11 de dezembro, ao solicitarem a movimentação de uma dessas cargas, descobriu-se que ela havia sido retirada do armazém, com a participação de um funcionário do aeroporto, sem o devido desembaraço aduaneiro. Iniciou-se então uma atuação integrada entre a Receita Federal e a Polícia Federal, com a colaboração, inclusive, da administradora do aeroporto. 

Na sexta-feira (26), as duas cargas restantes, sendo uma com 572kg e outra com 671kg, avaliadas em 3 milhões de dólares, por intermediação do funcionário do aeroporto, foram transferidas para um caminhão sem o devido procedimento aduaneiro. Quando o caminhão deixou as dependências do Terminal de Cargas, policiais federais do Grupo de Operações da Unidade de Polícia Aeroportuária abordaram o veículo e constataram o descaminho. Em seguida, descobriram que um comerciante aguardava a carga em um veículo estacionado nas proximidades, com R$ 26.200,00 e US$18.600,00 em espécie. 

Frente a tais fatos, os quatro foram presos em flagrante pela prática de descaminho e associação criminosa e encaminhados à Cadeia Pública de Campinas.

Fonte: Receita Federal