Receita Federal fiscaliza encomendas nos Correios em Porto Alegre

Receita Federal fiscaliza encomendas nos Correios em Porto Alegre

Aproximando-se as festas de final de ano, período em que a economia cresce significativamente, a Receita Federal acompanha o movimento e está aumentado as fiscalizações sobre mercadorias contrabandeadas e descaminhadas que circulam pelo país.  Agentes da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho – Direp – têm realizado ações em diversos estabelecimentos comercias, rodovias e transportadoras, todas integrantes da Operação Fronteira Blindada,

Uma destas atividades foi a fiscalização realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, sobre encomendas enviadas através dos Correios em Porto Alegre/RS.  Esta ação, fruto de um planejamento nacional da Receita Federal, focou a verificação de mercadorias procedentes do oeste paranaense, região de fronteira com o Paraguai e nacionalmente conhecida  por originar grandes volumes de bens contrabandeados e descaminhados. 

O trabalho que durou 48 horas, com revezamento de equipes, resultou na retenção de diversos produtos estrangeiros sem documentação que comprovasse a regular a importação, dentre os quais destacam-se perfumes, bebidas, cosméticos e itens de informática.  Ainda não há um valor exato das retenções realizadas, mas podem superar R$ 70 mil. Os remetentes serão intimados a comprovar a importação, sendo que a não comprovação gerará processo administrativo-fiscal de perdimento das mercadorias junto à Receita Federal.