19 jun Cães de faro da Receita Federal atuam nas Copas da Confederações
A Receita Federal aumentou a fiscalização nos aeroportos do país durante a Copa das Confederações. A fiscalização e combate aos ilícitos tributários e aduaneiros, atribuições regimentais da Receita Federal, será acrescida durante os grandes eventos no Brasil. Estas fiscalizações estão, também, inseridas na Operação Fronteira Blindada da Receita Federal.
Para tanto, estão sendo utilizados nos aeroportos das cidades sedes, durante a Copa das Confederações, além de reforço de servidores, cães de faro da Receita Federal, treinados para a identificação de diversos tipo de drogas. Criado em 2010, o Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal já treinou diversos cães que atuam em várias unidades da instituição.
Dois destes cães que deram apoio na capital federal são do Rio Grande do Sul. O cão Davos do Núcleo de Repressão ao Contrabando da Delegacia da Receita Federal em Santa Maria/RS e a cadela Dakota da Divisão de Repressão ao Contrabando de Porto Alegre/RS. Ambos cães identificam até cinco tipos de drogas, e passaram, junto com seus condutores, uma semana em Brasília dando apoio nas fiscalizações de bagagens de vôos procedentes e destinadas ao exterior, além de vôos domésticos.
Fonte: Receita Federal