Receita Federal realiza operação de repressão ao comércio on line de mercadorias importadas irregularmente

Receita Federal realiza operação de repressão ao comércio on line de mercadorias importadas irregularmente

Na manhã do dia 06/12 a Receita Federal do Brasil em Recife, com apoio da Polícia Civil de Pernambuco, realizou a OPERAÇÃO GRIFES, de repressão ao descaminho, em duas lojas situadas em região nobre no bairro de Boa Viagem, em Recife/PE.

Os produtos retidos, todos de marcas famosas, atingiram valor aproximado de R$ 360 mil reais, entre peças de vestuário masculino, feminino e infantil; bolsas, óculos de sol, bonés, carteiras, calçados, perfumes, maquiagens e produtos de beleza.

A operação foi denominada GRIFES em alusão às marcas das mercadorias retidas. 

Investigação

Durante as investigações restou constatado que grande parte das mercadorias expostas à venda eram de origem estrangeira, sem a regular comprovação de importação, o que configura, em tese, crime de descaminho.

Tais mercadorias entravam no país como bagagem acompanhada, sendo anunciadas em redes sociais e encontravam-se em exposição nas lojas – montadas exclusivamente para estas vendas – contendo ainda etiquetas de venda no varejo em língua estrangeira.

Participaram da operação 12 servidores da RFB e 4 policiais civis.

Segundo Eliene Rodrigues Soares, chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e o Descaminho, da Superintendência da Receita Federal do Brasil na 4ªa Região Fiscal, “a instituição está atuando de forma incisiva nesse tipo de delito, sendo essa uma operação de rotina, podendo outras operações acontecerem a qualquer momento”.

Fonte: Receita Federal